Atenção

Vinheta do blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sobre a Vida de Jackie Chan



Jackie Chan:


Nome em Mandarim - Cheng Long
Nome em Cantonês - Sing Long
Nome de nascimento - Chan Kong San (nasceu em Hong Kong)
Nome artístico anterior - Yuen Lo
Data de Nascimento - 7 de Abril de 1954
Signo chinês - Cavalo
Signo Astrológico - Áries
Escola - Peking Opera Academy
Chan Kong San (Jackie Chan), participou de seu primeiro filme
("Big and Little Wong Tin Bar") aos 8 anos de idade.



Chen Gang Shen seu nome verdadeiro nasceu no dia 7 de abril de 1954 em Hong Kong na China. Ainda criança, conta-se que os parentes de Jackie tentaram convencer um médico britânico para que o adota-se, pois eles não tinham condições de cria-lo adequadamente. Jackie era um bebe forte e robusto e pôr isso tinha o apelido de "A-Puo", bala de canhão. Quando tinha 6 anos sua família decidiu então mudar para a Austrália. No novo país todos costumavam chama-lo de Steve. Com 8 anos Jackie já fazia parte da companhia de opera teatral chinesa e treinava duramente todos os dias. Havia dias em que os treinos começavam as 5 da manhã e se estendiam até a meia noite. Era realmente um ritmo alucinante para o pequeno Jackie. Com essa idade Jackie fez seu primeiro filme como ator mirim "Big and Little Wong"(1962). De 1963 a 1969 trabalhou em mais 4 filmes como jovem ator. Mas seu primeiro grande filme foi sem dúvida " Fist of Fury" do lendário Bruce Lee. Jackie apesar de ser somente um duble no filme causou muito boa impressão em todos da equipe .Inclusive em Bruce que não poupava elogios ao jovem Jackie.
(Jackie Chan e Bruce Lee em Fist of Fury)
Jackie Chan conta que seu treinamento na companhia de opera chinesa foi fundamental para que ele pudesse ser duble em Fist of Fury. "- O treinamento era muito doloroso e cruel, pois muitos estudantes eram duramente castigados pôr não conseguirem executar os movimentos com perfeição. Muitos até passavam fome como castigo pelo fracasso. Mas valeu a pena. Eu aprendi a ser rigoroso comigo mesmo e sempre buscar o máximo de mim. Isso foi uma base muito sólida em minha vida". O nome Jackie Chan surgiu pôr causa de um amigo de trabalho que achava que não soava bem o nome Steve. Ele considerava esse nome tolo. Assim surgiu então o nome Jack depois foi mudado para Jacky e finalmente Raymond Chow da Golden Harvest Productions o aconselhou a colocar o nome de Jackie Chan. Tendo aprendido vários estilos de Kung-Fu, Jackie tem uma versatilidade incrível em suas cenas de lutas e utiliza essas técnicas de forma brilhante . Podemos observar em seus filmes sua grande habilidade em estilos como: bêbado, bastão, box chinês, animais e tantos outros. Seu primeiro filme onde preparou as seqüências de lutas foi em "Police Woman (1972)".

Seu primeiro papel na idade adulta como ator principal foi em "Hong Kong Passenger (1974)". Todos nós sabemos que Jackie não usa dubles em seus filmes. Ele próprio gosta de fazer a cenas consideradas perigosas. No filme "Snake in Eagle's Shadow (1978)", ele sofreria seu primeiro acidente em filmagens quando teve uma fratura. Antigamente os filmes de Kung-Fu eram conhecidos como Wu Xia Pian (Filmes sobre Heróis). Nesse tipo de filme tudo era possível. Assim como eu, muitos de vocês devem se lembrar daqueles filmes antigos onde todo mundo voava, soltavam raios mortais das palmas da mãos e tantas outras coisas absurdas. Aqui no Brasil nos anos 80 houve a grande explosão dos filmes de Kung-Fu. Os cinemas e as grandes emissoras de TV , passaram a exibir tudo que era tipo de filmes do gênero; mas sem se importar muito com a qualidade dos mesmos. Eu me recordo bem, todas as emissoras aqui de São Paulo tinham as suas sessões semanais que exibiam esses filmes. Como a sessão faixa preta da Rede Globo e a Terça Nobre da TV Record. Na realidade os filmes de heróis chineses tinham um caráter puramente folclórico e eram feitos exclusivamente para o publico oriental . Na década de 60 com o aparecimento de Bruce Lee e outros atores que tinham uma visão mais realística sobre o Kung-Fu crio-se um novo estilo de filmes desse gênero, os chamados "Filmes de Kung-Fu Realisticos ( Gung-Fu Pian)", onde a idéia era mostrar a verdadeira arte marcial sem fantasias ou exageros.
Muitos bons filmes foram feitos nessa época, dando inicio a febre mundial de filmes de Kung-Fu e tendo seu apogeu com o inigualável " Enter of the Dragon (Operação Dragão)", do fabuloso Bruce Lee. Os filmes de Jackie Chan ficaram conhecidos como Wu Da Pian ( filmes que combinam Kung-Fu, ginastica, acrobacias, ação e comédia). Quando lhe perguntaram sobre a possível volta dos filmes de heróis (Wu Xia Pian), Jackie disse que particularmente assiste alguns filmes desse gênero mas gosta mesmo é dos "Gung-Fu Pians", (Filmes de Kung-Fu Realisticos). Eles são bem mais difíceis de se fazer e exigem muito conhecimento e habilidade técnica nas seqüências de lutas. As vezes levam meses para filmar alguns minutos de lutas. Cada filme sempre é um novo desafio a criatividade de Jackie, e ele gosta muito disso. Jackie Chan não é do tipo que fica apressado para acabar logo o filme pôr problemas no orçamento. Ele sempre destina o tempo e o dinheiro que forem necessários para que o filme realmente fique bom e de acordo com suas próprias exigências. Muito conhecido pôr ser um excelente profissional e de senso de humor fora de serie, todos se divertem muito com Jackie nos set's de filmagem e adoram trabalhar com ele. Nos Estados Unidos e na maior parte do mundo, Jackie tem a fama de ser um cara maluco que esta sempre correndo riscos nas cenas perigosas de seus filmes. Mas todos são unanimes em afirmar que ele é um excelente lutador , grande diretor e ator. Sendo atualmente um empresário muito bem sucedido em sua vida financeira e profissional, além de ser também um super-astro de cinema reconhecido praticamente em qualquer lugar do mundo, ele não pensa em se aposentar tão cedo.

Jackie diz que sempre esta com seu corpo dolorido devido as cenas complexas de seus filmes. Muitas vezes ele pula de edifícios, arvores, se queima, leva chute, soco, bate nariz, cabeça; e em varias ocasiões teve problemas com torções, trincou ou quebrou ossos de seu corpo. Ele sabe que mais cedo ou mais tarde não poderá fazer mais essas coisas. Disse ele: "-Imagine quando eu estiver com 65 anos de idade. Obviamente terei que respeitar meu corpo e não poderei fazer mais nada disso. Mas até que esse dia chegue vou continuar fazendo". Bom! Pelas palavras de Jackie , deduzimos que ainda poderemos nos divertir pôr alguns anos com esse incrível artista marcial e seu estilo todo especial de fazer cinema. Esperamos que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre aki no jackie chan forever

Procure seu filme pelo mês de postagen